Timbre

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO - PORTO VELHO


  

Edital nº 01-LABRINTECA/DACED-PVH-2024-BOLSA EXTENSÃO

Processo nº 23118.017109/2023-69

OBJETO: EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTA de extensão para o Projeto Brinquedos e brincadeiras na educação infantil e na infância: ações pedagógicas e formação docente, aprovado no EDITAL Nº 08/2023/PROCEA/UNIR.

Torna-se público, para conhecimento dos interessados, chamada para o preenchimento de vagas para Bolsistas de Extensão Universitária e formação de cadastro reserva, nas modalidades Ampla Concorrência e Ações Afirmativas conforme as especificações constantes no EDITAL Nº 08/2023/PROCEA/UNIR. O prazo de validade do processo seletivo é de 1 (um) ano, não sendo possível sua prorrogação.

 

1-DO OBJETO

Desenvolvimento de Plano de Trabalho de Extensão Individual no âmbito do Projeto Brinquedos e brincadeiras na educação infantil e na infância: ações pedagógicas e formação docente a partir da brinquedoteca universitária, aprovado no EDITAL Nº 08/2023/PROCEA/UNIR.

O Projeto obejetiva contribuir com a formação inicial e continuada de professoras para atuação na educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental e espaços não escolares de modo a promover alterações nas concepções e práticas da professoras e estudantes, de modo a potencializar ações pedagógicas que permitam uma interface entre ensino, pesquisa e extensão valorizando a brincadeira e ampliando a concepção sobre o brincar nas propostas pedagógicas que atendam à Educação Infantil e anos iniciais do ensino fundamental.

 

2-DAS VAGAS

Bolsa Ampla Concorrência (AC), compreendida como o valor pago, a título de bolsa, ao discente vinculado à ação de extensão, que desenvolve atividade de caráter extensionista, sendo 1 bolsa na categoria AC, correspondendo ao valor unitário de R$ 700,00 (setecentos reais) por mês, em um período de 12 (doze) meses, compreendido entre 01 de fevereiro de 2024 a 31 de janeiro de 2025 e, também, a composição de cadastro reserva.

Bolsa Ação Afirmativa (AF), compreendida como o valor pago, a titulo de bolsa, ao discente em situação de vulnerabilidade socioeconômica, vinculado a ação de extensão, que desenvolve atividade de caráter extensionista, sendo 1 bolsa na categoria AF, correspondendo ao valor unitário de R$ 700,00 (setecentos reais) por mês, em um período de 12 (doze) meses, compreendido entre 01 de fevereiro de 2024 a 31 de janeiro de 2025 e, também, a composição de cadastro reserva.

Todas as disposições presentes na presente chamada atendem ao disposto no EDITAL Nº 08/2023/PROCEA/UNIR que deverá ser consultado pela/a candidato ou candidata no link abaixo: https://processoseletivo.unir.br/uploads/58814968/arquivos/Edital_N008_PIBEC_PROCEA_UNIR_2023_1047826510.pdf

 

3-DOS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS E PROCESSO SELETIVO

 

Requisitos mínimos para inscrição:

  1. realizar a inscrição via preenchimento de formulário e encaminhamento de "carta de intenções" e documentos comprobatórios em anexo via formulário.

  2. estar regularmente matriculado, a partir do primeiro período, em curso presencial de graduação, com vinculação em, no mínimo, 01 (uma) disciplina;

  3. manter   frequência   mínima   de   75%   (setenta   e   cinco   por   cento)    nas    atividades acadêmico pedagógicas;

  4. apresentar, no mínimo, 50% de aproveitamento do total de disciplinas em que estiver matriculado em cada período;

  5. estar matriculado em no mínimo, 02 (duas) disciplinas em qualquer etapa do curso de graduação presencial da UNIR, ou em 01 (uma) disciplina, caso esteja matriculado em trabalho de conclusão de curso, estágio supervisionado ou situações excepcionais.

  6. não estar vinculado à equipe de execução, do programa ou projeto, que estiver promovendo a seleção de bolsista;

  7. não receber nenhuma outra bolsa paga por programas oficiais, durante a vigência do Termo de Compromisso;

  8. apresentar tempo disponível para dedicar-se às atividades previstas no edital de seleção, ou seja, 20 horas semanais;

  9. estar em situação de vulnerabilidade social e econômica, no caso de Bolsistas vinculados a Bolsa de Extensão – Modalidade Ação Afirmativa;

  10. Adesão ao CADASTRO ÚNICO do SIGAA-UNIR em caso de Bolsa Ação Afirmativa.

  11. Caso o discente tenha sido aprovado e seu cadastro ainda não tenha sido validado pela equipe de Assistentes Sociais, este deverá solicitar validação do cadastro único através do menu Bolsas > Cadastro Único > Declaração de discente prioritário. Após essa solicitação, deverá encaminhar e-mail para caee@unir.com informando seus dados pessoais e acadêmicos e a comprovação do Processo Seletivo no qual esteja inscrito.

 

4-DAS INSCRIÇÕES E ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO

A inscrição será realizada no período de 08 a 15 de janeiro de 2024 por meio de preenchimento de formulário eletrônico e documentos comprobatórios a serem encaminhados no e- mail juracypacifico@unir.br.

Para inscrição, o candidato ou a candidata deve encaminhar (em único envio) para o e-mail juracypacifico@unir.br:

  1. Formulário de inscrição;

  2. Carta de Intenções;

  3. Todos os demais documentos, conforme cada modalidade.

 

Documentos abaixo, conforme cada modalidade:

Modalidade Ação Afirmativa:

  1. Formulário de Cadastro do Bolsista (ANEXO 1 - EDITAL Nº 08/2023/PROCEA/UNIR)

  2. Declaração de Disponibilidade de Tempo (ANEXO 4 - EDITAL Nº 08/2023/PROCEA/UNIR)

  3. Declaração de Discente Prioritário.

  4. Plano de Trabalho individual (a ser encaminhado após inscrição homologada a partir de formulário a ser enviado).

Modalidade Ampla Concorrência:

  1. Formulário de Cadastro do Bolsista (ANEXO 1 - EDITAL Nº 08/2023/PROCEA/UNIR)

  2. Declaração de Disponibilidade de Tempo (ANEXO 4 - EDITAL Nº 08/2023/PROCEA/UNIR)

  3. Atestado de matrícula;

  4. Histórico Escolar da UNIR;

  5. Cópia do RG e CPF do bolsista;

  6. Comprovante de Conta Corrente em nome do bolsista;

  7. Comprovante de endereço;

  8. Plano de Trabalho individual (a ser encaminhado após inscrição homologada a partir de formulário a ser enviado).

O processo seletivo será realizado por meio de entrevista (eliminatória e classificatória). Na entrevista (a) candidato(a) será questionado(a) sobre suas intenções com o Projeto Brinquedos e brincadeiras na educação infantil e na infância: ações pedagógicas e formação docente a partir da brinquedoteca universitária, sua experiência com projetos de pesquisa e extensão e sua proposta de plano de trabalho.

O(a) candidato(a) receberá nota de zero (0) a cem (100) com nota de corte setenta (70). A entrevista terá, em média, 10 (dez) minutos de duração.

Em caso de atraso ou ausência o candidato estará automaticamente eliminado do processo seletivo, independentemente do motivo alegado.

O resultado da Entrevista e o resultado final serão divulgados no site do DACED-PVH/UNIR.

 

5- ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS

 

O projeto será desenvolvido por meio de diferentes ações, mas a principal ação é o atendimento a ser realizado pelas bolsistas no Laboratório do Brinquedo e da Ludicidade.

Inicialmente serão realizados encontros para planejamento e estudo por parte dos/das bolsistas sob a coordenação da coordenadora do LABRINTECA.

Os bolsistas irão desenvolver o plano de trabalho e, dentre as ações, deverão:

- prestar atendimento às crianças, docentes e discentes no LABRINTECA no horário a ser definido pela coordenadora e sob acompanhamento de professoras participantes do projeto e da coordenadora; 

- planejar e realizar atividades que envolvam brincadeiras adequadas à idade das crianças que frequentarem o LABRINTECA, considerando aos materiais e espaços disponíveis;

- organizar e planejar novos arranjos para a organização dos ambientes do brincar;

- participar como auxiliares nas ações a serem desenvolvidas pelo LABRINTECA;

- estudar e preparar relatórios sobre o uso e adequações dos brinquedos às crianças, considerando possibilidades de aprendizagens e desenvolvimento;

- elaborar o registro diário das atividades desenvolvidas;

- elaborar o relatório mensal de atividades. 

 

6-DOCUMENTAÇÃO A SER ENTREGUE PELO BOLSISTA APROVADO

A documentação integral a ser entregue pelo bolsista aprovado deve deve estar de acordo ao preconizado pelo EDITAL Nº 08/2023/PROCEA/UNIR.

 

7-CRONOGRAMA

 

 

ETAPAS

 

DATAS

 

Lançamento do edital na página do DACED-PVH (https://ded.unir.br/homepage) e LABRINTECA (https://labrinteca.unir.br/homepage)

05/01/2024

 

 

Inscrições - envio de toda a documentação, em único e-mail, para o e-mail juracypacifico@unir.br

 

08/01/2024 a 15/01/2024

 

Publicação das inscrições homologadas e do horário e local das entrevistas no

Site https://labrinteca.unir.br/homepage 

 

15/01/2024

 

Entrevistas

16/01/2024

 

Divulgação de resultado das entrevistas e do resultado final no

Site https://labrinteca.unir.br/homepage

 

17/01/2024

 

Encaminhamento de documentação comprobatória

 

17 e 18/01/2024

 

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por JURACY MACHADO PACIFICO, Docente, em 05/01/2024, às 12:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site http://sei.unir.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1612314 e o código CRC 814828AD.



ANEXOS AO Edital

 

EDITAL Nº 08/2023/PROCEA/UNIR

 

ANEXO 1

                                                                                  FORMULÁRIO DE CADASTRO DE BOLSISTA                                                                                   

DADOS DO BOLSISTA

Nome:

Data de Nascimento:

Sexo:

Identidade:

Órgão Emissor:

CPF:

Estado Civil:

Endereço:

Bairro:

Cidade/UF:

 

 

E-mail:

Telefone Fixo:

Telefone Celular:

DADOS ACADÊMICOS

Curso:

Período:

Matrícula:

Campus:

DADOS FINANCEIROS

Banco:

Agência:

Conta Corrente:

 

 

   
 

 

 

 

 

 

 

 

 

ANEXO 04

 

DECLARAÇÃO DE DISPONIBILIDADE DE TEMPO

 

 

 

Eu,                                                                                      , CPF nº                                                            , RG                                                  , residente           à           rua                                                                                ,  Nº                      ,  bairro , cidade de                                    ,Estado de                  , CEP                                      declaro para fins de recebimento da Bolsa Extensão AF/2023 da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis – PROCEA/UNIR que tenho DISPONIBILIDADE DE 20 HORAS SEMANAIS PARA EXERCER A ATIVIDADE DE BOLSISTA EDITAL Nº 08/2023/PROCEA/UNIR e que estou ciente de que a omissão de informações ou a apresentação de dados ou documentos falsos e/ou divergentes implicam, a qualquer tempo, no cancelamento da Bolsa, se concedida, e obrigam a imediata devolução dos valores indevidamente recebidos, além das medidas judiciais cabíveis.

 

Porto Velho ,                      de                                                                                          de 20                .

 

 

 

Assinatura do Declarante

 


Referência: Processo nº 23118.017109/2023-69 SEI nº 1612314

Criado por 34858040291, versão 6 por 34858040291 em 05/01/2024 12:02:09.